terça-feira, 18 de agosto de 2009

Trabalho sobre o livro: Ataque do Comando P.Q

O livro ATAQUE DO COMANDO P.Q, de MOACIR SCLIAR, é baseado na obra de LIMA BARRETO : O TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA. A história se passa na pequena cidade de CURUZU. A cidade tem um prefeito que já teve muitas brigas na POLÍTICA. O garoto CACO entra na história quando os computadores da prefeitura são invadidos por um HACKER.
No primeiro ATAQUE aparece uma mensagem na lingua TUPI-GUARANI e o segundo é chamado de SAÚVA DE CURUZU. E o autor destas mensagens atende pela sigla "P.Q.".

Então Caco começa a investigar um homem chamado PAULO QUADROS, e se envolve com sua filha BEATRIZ. Também com ajuda de um professor, Caco e seu amigo Coruja descobrem que os ataques foram baseados no livro o Triste Fim de Policarpo Quaresma. Isto aumenta a deconfiança sobre Paulo, pois ele sabe tudo sobre o livro e tem brigas com o prefeito. Porém acaba descobrindo da existência de um homem , CAMILO TERRA,que é amigo do acusado, que também tem muitas brigas com o prefeito. Este homem sabe tudo sobre o livro de Lima Barreto. Nesta vistia há Camilo terra, Caco descobre que o prefeito para não perder a última campanha eleitoral fez uma apresentação no CENTRO CULTURAL humilhando o adversário, então descobre que o prefeito é um MAU-POLÍTICO envolvido com CORRUPÇÃO. Mas é informado que o hacker é o filho de Camilo Terra que quis vingar o pai. Caco e seus companheiros fazem amizade com o Afonso Henriques e fazem uma PROMESSA para não faze-lo ir para a cadeia.

Caco briga com o prefeito, que quis prender o jovem vingativo, o fazendo ir para a cadeia, pois o verdadeiro criminoso é ele e não o hacker. A cidade entra em ordem e há uma nova campanha política, onde o pai de Beatriz, agora namorada de Caco, vira prefeito.