quinta-feira, 16 de julho de 2009

Trabalho do livro: Dona Casmurra e Seu Tigrão

No livro Dom Casmurro, o narrador é o próprio Bentinho, que no final de sua vida se torna Dom Casmurro. Bentinho narra no livro a sua vida com a esposa, Capitu, família, amigos e suas dificuldades. Poderia ser um livro comum, porém em toda a obra, Bentinho acusa a esposa de ser dissimula e traídora. Ele faz esta acusação porque ao longo de sua vida tira conclusões sobre o relacionamento da esposa com o seu melhor amigo Escobar. E pensa que os dois tiveram um o tairam, mas não tem provas disto. Então ao longo de sua obra bibliográfica, vai colocando na mente do leitor o que não foi comprovado: a traição.

O homem tem convicção de estar certo, pois a moça mentia desde criança, sempre, e muito bem. Quando conheçeu o amigo, foi muito simpática, provavelmente com segundas inteções em relação ao rapaz.Bentinho tinha muitas razões para desconfiar da esposa, pois rapidamente se tornou muito amiga de Escobar e sempre que possível estavam juntos. E os encontros que tinham aparentavam serem as escondidas. O "amante" era casado com a melhor amiga de Capitu. A mulher apenas fingia, muito bem, que gostava da amiga e era fiel a ela. Também havia o fato de que no enterro do amante, Capitu chorou exageradamente.
Estas circustâncias pareciam ser boas para bentinho poder acusar a esposa de traíção.
Como está "tese" Bentinho não foi provada, também podemos pensar que a jovem era inocente das acusações.Pois o marido era muito apaixonado por Capitu, isto gerou muitos ciúmes nele. Mas era tudo imaginação de Bentinho, pois Capitu e Escobar eram muito amigos e sempre estavam juntos, e Bentinho chegava em momentos errados que causavam a impressão de que os dois eram amantes. Há também o fato de Capitu ser uma grande amiga de infância da esposa de Escobar, ela nunca magoaria a sua amiga. Bentinho dizia que a esposa era dissimulada desde adolescente pois achava que Capitu sempre mentia, mas a garota só mentia para esconder pequenas coisas, que pudessem prejudicar o casal. E devemos lembrar que Capitu, ainda amava Bentinho quando ele a acusou e ficou muito magoada com o amado.
Com estes fatos podemos acreditar na inocência de Capitu e na loucura de Bentinho.
E você o que pensa sobre esta instigante questão do livro?